Tecnologia

Identifique os seus terrenos com a nova App BUPi

Já pode utilizar a nova aplicação móvel do Balcão Único do Prédio para facilmente identificar os limites das suas propriedades ou das dos seus familiares, bastando, para tal, dirigir-se aos terrenos a georreferenciar. Saiba como o poderá fazer neste artigo.


Já pode utilizar a nova aplicação móvel do Balcão Único do Prédio para facilmente identificar os limites das suas propriedades ou das dos seus familiares, bastando, para tal, dirigir-se aos terrenos a georreferenciar. Saiba como o poderá fazer neste artigo.

Com a chegada do Verão, também muitos portugueses voltam novamente às suas terras de origem e encontram, neste período de regresso e reencontros, a oportunidade de organizar todos os assuntos pendentes em Portugal. Se é o seu caso, este poderá, também, ser o momento ideal para se reunir com seus entes queridos e resolver os assuntos relacionados com os terrenos de família, nomeadamente os que ainda tem por identificar e registar.

Deste modo, saiba que Balcão Único do Prédio é uma plataforma que permite aos proprietários de terrenos rústicos e mistos georreferenciar e, posteriormente, registar as suas propriedades gratuitamente, já sendo possível, de momento, realizar este serviço em 144 municípios do Norte e Centro de Portugal. 

Assim, aproveitando o período de férias e de regresso a Portugal, pode utilizar a nova aplicação móvel do Balcão Único do Prédio para facilmente identificar os limites das suas propriedades ou das dos seus familiares, bastando, para tal, dirigir-se aos terrenos a georreferenciar. Saiba como o poderá fazer neste artigo.

Para que serve a App BUPi?

A eBUPi - Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, disponibilizou, no início deste mês, a primeira versão da aplicação móvel do Balcão Único do Prédio, a App BUPi.

Desenvolvida com o objetivo de dotar os proprietários de uma ferramenta que lhes permita capturar no local as coordenadas geográficas dos terrenos, a app BUPi permite, assim, a criação de um polígono a partir da configuração obtida pela demarcação dos limites das propriedades, que pode ser integrado na plataforma Balcão Único do Prédio como esboço e, posteriormente, confirmado pelo Técnico Habilitado no Balcão BUPi no decorrer de todo o processo de registo.

 Como utilizar a App BUPi?

1- Descarregue a App BUPi

A aplicação está disponível gratuitamente para dispositivos móveis (telemóveis e tablets) com o sistema operativo iOS e Android, através das versões portuguesas da App Store e da Google Play Store.

 2 - Marque os vértices da sua propriedade

Na app BUPi, o utilizador é localizado com a ajuda do GPS do seu equipamento. Assim, dirija-se ao terreno que deseja identificar e comece por marcar o primeiro vértice.

AppBUPi - marcar vértice terreno

Agora, poderá ajustar o vértice delimitado, através do “joystick” no ecrã, para que não existam incongruências ou sobreposições com outros terrenos.

App BUPi - ajustar vértice terreno

De seguida, desloque-se no terreno e vá marcando os restantes vértices, de modo a delimitar toda a sua propriedade.

Se tiver marcos no terreno, basta aproximar-se do marco, e identificar o vértice com a aplicação.

Após a marcação do terceiro vértice, já é possível construir um polígono, surgindo no canto superior esquerdo a informação relativa à área do terreno, atualizada automaticamente.

A partir deste momento, o utilizador poderá guardar o polígono criado ou, caso deseje marcar outro(s) vértice(s), poderá avançar no terreno.

App BUPi - guarde o polígono do terreno

3- Guarde o seu terreno

Insira os dados do terreno que localizou:

  • Nome do terreno
  • Matriz
  • NIF do proprietário (validado automaticamente pela aplicação)
  • Descrição

App BUPi - informação terrenoApp BUPi - informação terreno 2

4 - Partilhe a informação sobre o seu terreno

A partir da aplicação é possível partilhar a informação sobre o seu terreno, em formato KML (ficheiro de dados abertos em formato Google), através do e-mail que é gerado automaticamente com as coordenadas da propriedade e toda a informação fornecida por si anteriormente.

App BUPi - partilhar KML

Assim, poderá fazer o envio da informação e do ficheiro KML, aceite pela plataforma BUPi, para o balcão BUPi, onde será validado no visualizador geográfico pelo Técnico Habilitado do município onde detém as suas propriedades.

 Regresse de férias com o sentimento de dever cumprido

A identificação e o registo de terrenos rústicos e mistos são obrigatórios para a generalidade dos atos que implicam a transmissão da propriedade ou uma operação de estruturação fundiária, nomeadamente compra, venda, arrendamento, desanexação e emparcelamento de propriedades, e não implicam qualquer agravamento de impostos. Assim, se pretender vender o seu terreno, é obrigatório que este esteja identificado e registado na Conservatória.

Para além de obrigatório, todo o processo é gratuito.

Relacionado: Identificação e registo de terrenos: quais os custos associados

A identificação e o registo das suas propriedades são a única forma de marcar os limites dos seus terrenos e garantir a sua titularidade. Regresse com o sentimento de dever cumprido. Proteja o que é seu em bupi.gov.pt.

 

New call-to-action

Artigos Relacionados

Fique a par de todas as nossas novidades

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a newsletter BUPi e conheça, em primeira mão, o processo de adesão dos novos municípios. Receba regularmente as nossas novidades e a evolução do projeto.