Expansão

O âmbito do BUPi e do Sistema de Informação Cadastral Simplificado

O BUPi e o Sistema de Informação Cadastral Simplificado (SICS) têm âmbito nacional, ressalvando-se a importância de clarificar a sua aplicação à propriedade rústica localizada nos 308 municípios do território nacional, para que seja possível que os proprietários beneficiem plenamente dos procedimentos especiais de registo e da gratuitidade associada, em função dos atos que pretendam operacionalizar.


O BUPi e o Sistema de Informação Cadastral Simplificado (SICS) têm âmbito nacional, ressalvando-se a importância de clarificar a sua aplicação à propriedade rústica localizada nos 308 municípios do território nacional, para que seja possível que os proprietários beneficiem plenamente dos procedimentos especiais de registo e da gratuitidade associada, em função dos atos que pretendam operacionalizar.

São conhecidos os motivos que estiveram na génese da criação do Balcão Único do Prédio, BUPi, e do sistema de informação cadastral simplificado em 2017 – um ano difícil a nível nacional, devido aos trágicos incêndios na zona centro do país – e que vieram relevar um conjunto de fragilidades que se podem sintetizar do seguinte modo: um generalizado desconhecimento da localização geográfica, da geometria e da titularidade dos prédios rústicos, com especial incidência nas zonas norte e centro do país, que tem impacto direto na capacidade de intervenção pública efetiva no domínio da transformação da paisagem e na promoção do desenvolvimento territorial, económico e social, impedindo a proteção e a geração de valor a bem das gerações atuais e futuras.

Fruto do projeto-piloto do sistema de informação cadastral simplificado desenvolvido em 2017, aplicável até aí a um reduzido número de 10 municípios, foi possível validar o modelo que se estendeu a todo o país, estando disponível a plataforma BUPi que permite de forma simples identificar a propriedade e desenhar os seus limites.

Relacionado: Aceder ao BUPi on-line com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital

Relacionado: Identifique os seus terrenos com a nova App BUPi

Relacionado: 3 passos para identificar locais no Google® a partir de coordenadas geográficas

Relacionado: Sou emigrante. Como posso identificar e registar as minhas propriedades?

De forma a clarificar para os agentes e interlocutores, bem como cidadãos, é relevante salientar que o âmbito de aplicação do BUPi e do Sistema de Informação Cadastral Simplificado é nacional e não se reduz apenas à realização dos procedimentos de representação gráfica georreferenciada (RGG) nos municípios sem qualquer forma de cadastro.

Assim, importa reforçar que nos termos da legislação em vigor, o BUPi é verdadeiramente o balcão único, físico e virtual, agregador da informação tributária, registal e, também, ao nível da georreferenciação relacionada com os prédios, bem como uma plataforma de articulação do cidadão com a Administração Pública ao abrigo do princípio only once. Tal não prejudica que o esforço necessário de articulação e interoperabilidade das entidades para concretizar essa realidade se encontre em desenvolvimento e aprofundamento. Clarifique-se, portanto, que com exceção do procedimento de RGG, que apenas é aplicável à propriedade rústica localizada num dos 174 municípios sem cadastro predial, os procedimentos especiais de registo do SICS são aplicáveis aos prédios rústicos localizados nos 308 municípios do território nacional.

A particularidade é que, para registar a propriedade, é necessário apresentar a RGG para municípios sem cadastro predial, e a caderneta predial com a matriz cadastral para municípios com cadastro predial.

Relacionado: Como registar terrenos na Conservatória do Registo Predial

Relacionado: Documentos necessários para localizar e registar propriedades

Relacionado: Identificação e registo de terrenos: quais os custos associados

Tipo de Municípios Procedimentos Aplicáveis
Municípios sem qualquer forma de cadastro predial

1. Procedimento de RGG;

2. Procedimento especial de registo de prédio rústico e misto omisso;

3. Procedimento especial de justificação de prédio rústico e misto omisso;

4. Procedimentos especiais de sucessão hereditária;

5. Procedimento de identificação, inscrição e registo de prédio sem dono conhecido.

Municípios que dispõem de cadastro geométrico da propriedade rústica (CGPR) ou cadastro predial em vigor

1. Procedimento especial de registo de prédio rústico e misto omisso;

2. Procedimento especial de justificação de prédio rústico e misto omisso;

3. Procedimentos especiais de sucessão hereditária;

4. Procedimento de identificação, inscrição e registo de prédio sem dono conhecido.

Por último, destaca-se que estes procedimentos são gratuitos, com exceção da atualização da inscrição de prédio descrito no registo predial, sendo que o prazo dessa gratuitidade é até 31 de dezembro de 2025.

Relacionado: Porque deve fazer o registo dos seus terrenos em 2023?

Relacionado: 4 motivos para registar as suas propriedades

A divulgação do âmbito nacional do BUPi e da aplicação dos procedimentos especiais do SICS, independentemente do município do território nacional em que se localiza a propriedade, é um esforço que incumbe a todos os agentes e entidades, assim se garantindo que os proprietários, devidamente informados, podem beneficiar do regime simplificado e da gratuitidade dos procedimentos que foi criada como estímulo à identificação e registo da propriedade em todo o território nacional.

Juntos e a nível nacional conseguiremos atingir os objetivos comuns e ultrapassar este desafio nacional: transformar o conhecimento do território em valor para o país.



New call-to-action

Artigos Relacionados

Fique a par de todas as nossas novidades

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a newsletter BUPi e conheça, em primeira mão, o processo de adesão dos novos municípios. Receba regularmente as nossas novidades e a evolução do projeto.