BUPi

O BUPi explicado de A a Z

O sistema simplificado vem possibilitar a identificação e o registo das propriedades rústicas e mistas de forma simples e gratuita, através de uma plataforma digital, o BUPi. Assim, para guiar o cidadão neste processo, preparámos um glossário, em linguagem clara, com as definições mais relevantes de todo o processo de identificação e registo de propriedades no BUPi.


O sistema simplificado vem possibilitar a identificação e o registo das propriedades rústicas e mistas de forma simples e gratuita, através de uma plataforma digital, o BUPi. Assim, para guiar o cidadão neste processo, preparámos um glossário, em linguagem clara, com as definições mais relevantes de todo o processo de identificação e registo de propriedades no BUPi. 

Última atualização: 18/04/2022

B

BUPi 

O BUPi (Balcão Único do Prédio) é uma plataforma online que reúne informação sobre as propriedades e os seus donos, e onde os proprietários podem fazer a georreferenciação da sua propriedade e iniciar ou atualizar o registo dos seus terrenos. 

Balcão de atendimento 

Espaço físico gerido por cada Município, onde os Técnicos Habilitados são responsáveis pelo atendimento presencial do cidadão, no âmbito do processo de georreferenciação das propriedades rústicas e mistas. 

 

C 

Cabeça de casal da herança 

Pessoa que fica responsável por administrar a herança até serem feitas as partilhas. 


Cadastro Predial
 

Sistema que vigora em 125 municípios de Portugal Continental, que integra um conjunto de dados relacionados com os prédios por referência à sua localização administrativa e geográfica, configuração geométrica e área, integrando a carta cadastral. Poderá consultar se o seu município dispõe de cadastro predial, através do simulador no site BUPi - aqui.

Relacionado: Configuração geométrica cadastral 


Cadastro Simplificado
 

Sistema que integra um conjunto de dados relativos aos prédios rústicos e mistos e aos seus limites geográficos, nos municípios que não dispõem de qualquer forma de cadastro, obtidos através de procedimentos mais simplificados e ágeis.  

Vigora em 153 municípios em Portugal Continental e 21 municípios nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Poderá consultar se o seu município dispõe de cadastro simplificado, através do simulador no site BUPi - aqui.

Relacionado: Representação Gráfica Georreferenciada (RGG) 


Caderneta Predial
 

Documento da Autoridade Tributária (Finanças) que contém todas as informações relevantes sobre o prédio para efeitos fiscais, incluindo as suas caraterísticas, a sua localização, as confrontações, a identificação do proprietário e o valor patrimonial tributário, entre outros elementos. Pode ser acedida e descarregada, ou requerida on-line, acedendo ao Portal das Finanças.


Certidão de Registo Predial
 

Documento da Conservatória que certifica publicamente como verdadeira toda a informação relevante dos registos efetuados de um determinado prédio, designadamente a sua composição e localização, a titularidade do proprietário e outros elementos sobre o mesmo, tais como arrendamento, usufruto, hipotecas, penhoras ou arrestos, caso existam. 


Chave Móvel Digital
 

Sistema de autenticação dos cidadãos em portais da Administração Pública, que é utilizado como prova da identidade, e que permite iniciar o esboço do prédio na plataforma BUPi. Em alternativa pode utilizar o Cartão de Cidadão, desde que disponha de um leitor de cartões. Se ainda não tem Chave Móvel Digital veja aqui como obter. 


Composição Administrativa de Interesses
 

Procedimento que possibilita aos interessados resolverem por acordo uma situação de sobreposição de polígonos de prédios confinantes, através da intervenção de uma Comissão Administrativa de Interesses (integrada por representantes de várias entidades públicas e presidida por um conservador). O recurso a este procedimento, não obsta à instauração dos procedimentos especiais de registo ou à realização do registo fora do âmbito do procedimento. 


Configuração Geométrica Cadastral
 

Representação cartográfica das estremas de um prédio, unidas através de uma linha poligonal fechada, completada com outras representações topográfico-cadastrais e áreas, incluindo as relativas a construções existentes – Integram a Carta Cadastral 

  • Nos municípios com cadastro predial vetorizado pode visualizar a configuração geométrica dos seus prédios - aqui
  • Nos municípios com cadastro predial não vetorizado pode obter a configuração geométrica dos seus prédios em formato de imagem - aqui.

Relacionado: Cadastro Predial 


Conservatória do Registo Predial 
 

Serviço público do Instituto dos Registos e do Notariado onde é efetuado o registo da propriedade. Vários serviços da área predial estão igualmente disponíveis aqui.

 

D

Declarante 

Testemunha apresentada pelo pretenso titular do direito de propriedade no âmbito de um procedimento especial de justificação. 

Relacionado: Procedimento especial de justificação e Justificante 

 

Decisão Judicial 

Decisão definitiva proferida por um tribunal que determina e reconhece direitos de propriedade. 

 

Descrição Predial (Conservatória) 

Informação que consta na Conservatória relacionada com a componente física do prédio (área em metros quadrados, confrontações com outros prédios, existências, etc.). 

Relacionado: Inscrição Predial 

 

Desanexação 

Divisão física de um prédio, que deve respeitar, entre outras, o valor da área de unidade de cultura fixado para cada zona do País (Portaria nº 219/2016, de 9 de agosto, alterada pela Portaria nº 19/2019, de 15 de janeiro). 

Relacionado: Unidade mínima de cultura 

 

Documento Particular Autenticado 

Ato jurídico entre pelos menos duas pessoas ou entidades, sob a forma escrita, que legitima a compra e venda de uma propriedade e é realizado com a intervenção de advogado ou solicitador. 

 

E 

eBUPi 

Estrutura de Missão criada com o objetivo de assegurar a expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado e do Balcão Único do Prédio (BUPi) a todo o país e o desenvolvimento dos sistemas de informação e de interoperabilidade de suporte ao BUPi. 

 

Efeitos Tributários 

A regularização do cadastro ou do registo do prédio através do sistema de cadastro simplificado não tem como efeitos tributários qualquer aumento de impostos. 

 

Emparcelamento 

Concentração da área de prédios pertencentes a cada proprietário no menor número possível de prédios, com vista a aumentar a dimensão física e económica dos mesmos. 

 

Esboço 

Processo de desenho do polígono da propriedade, iniciado online pelo cidadão na plataforma BUPi. Pode iniciar o processo de esboço aqui.

 

Escritura Pública  

Documento formalizado por um conservador ou notário que pode apresentar os seguintes teores: 

  • Predial: escrituras de compra e venda de imóveis;
  • Heranças e partilhas: inclui escrituras de doação, habilitação de herdeiros e partilha de bens.

 

Escritura Pública de Compra e Venda de imóvel 

Documento formalizado por um conservador ou notário que atesta que uma pessoa vendeu um terreno a outra. 

 

Escritura Pública de Habilitação de Herdeiros e/ou Partilha 

Documento formalizado por um conservador ou notário que declara juridicamente quem são os herdeiros que sucedem na herança. A partilha visa por termo à comunhão hereditária dos bens da herança, preenchendo-se a quota a que cada herdeiro tem direito na herança. 

A habilitação de herdeiros, com ou sem partilha, é essencial para que estes possam registar em seu nome os bens herdados. 

 

Escritura de Doação de Imóvel 

Documento através do qual uma pessoa dá a propriedade de um terreno a outra pessoa, de forma gratuita, renunciando livremente aos seus direitos sobre esse terreno. É obrigatoriamente realizado por escritura pública ou documento particular autenticado. 

 

F 

Fotointerpretação 

Processo indireto de medição que consiste na identificação da delimitação da propriedade a partir dos ortofotomapas disponíveis no BUPi. 

 

G 

Georreferenciação 

Identificação de um terreno através de coordenadas geográficas, com o objetivo de definir num mapa a sua localização exata e os seus limites. 

 

Gratuitidade 

A elaboração da RGG e todos os atos praticados para efetuar o registo da propriedade são gratuitos, incluindo nesta gratuitidade os documentos emitidos pelas entidades ou serviços da administração pública necessários aos procedimentos. 

 

I 

Informação predial simplificada 

A Informação Predial Simplificada é o acesso, através da Internet, em tempo real e a qualquer momento, à consulta de informação em vigor não certificada extraída de forma automática da respetiva ficha informatizada, sobre um determinado prédio descrito. 

A Informação Predial Simplificada pode ser obtida através da Internet - aqui, ou pedida verbalmente em qualquer Conservatória. 

 

Interessado 

Pessoa ou pessoas que constam como tendo posições ativas no registo predial ou nas finanças ou que tem legitimidade para solicitar atos de registo. 

Relacionado: Promotor

Inscrição matricial (Finanças) 

Inscrição do prédio nas finanças, à qual é atribuído um número de matriz, que consta na Caderneta Predial. 

Relacionado: Caderneta Predial 

 

Inscrição predial (Conservatória) 

Informação que consta na Conservatória relacionada com o titular da propriedade ou outros encargos que impendam sobre o prédio (usufruto, hipoteca, arrendamento, penhoras e arrestos). 

Relacionado: Descrição Predial e Certidão de Registo Predial 

 

J 

Justificante 

O pretenso titular do direito de propriedade que requer um procedimento especial de justificação para efetuar ou atualizar o registo da propriedade. 

Relacionado: Procedimento especial de registo e Declarante 

 

M 

Matriz Predial 

Relacionado: Caderneta Predial 

 

N 

Número de Identificação do Prédio (NIP) 

Quando a informação que consta na Conservatória e nas Finanças seja coincidente, e se associe à informação harmonizada uma configuração geométrica predial, é atribuído a essa propriedade um número de identificação. 

 

O 

Ortofotomapa 

Os ortofotomapas são fotografias aéreas do território, disponibilizados pela Direção-Geral do Território (DGT). 

 

P 

Prédio 

No contexto do BUPi, um prédio não deve ser interpretado como um edifício. Um prédio corresponde a uma parcela de terreno delimitada no solo, e pode ser rústico, urbano ou misto. 

 

Prédio Misto 

Prédio que inclui matrizes rústicas e urbanas. 

 

Prédio Omisso 

Prédio que não se encontra descrito na Conservatória (os serviços de registo não dispõem de qualquer informação sobre o prédio nem os seus proprietários). 

 

Prédio descrito sem inscrição 

Prédio descrito na Conservatória (existem informações sobre as características físicas do prédio), mas sem qualquer inscrição (não se sabe de quem é o dono) ou sem inscrição em vigor (o titular inscrito não é o atual proprietário). 

 

Procedimento especial de registo 

Este procedimento aplica-se sempre que o terreno não consta da base de dados da Conservatória, ou constando a informação não se encontra atualizada, e titular do direito de propriedade apresenta o polígono georreferenciado e o documento que comprova a aquisição. 

 

Procedimento especial de justificação  

Este procedimento aplica-se sempre que o terreno não consta da base de dados da Conservatória, ou constando a informação não se encontra atualizada, e o pretenso titular do direito de propriedade, não dispondo de um documento que comprove a aquisição, apresenta o polígono georreferenciado e declaração de 3 testemunhas. 

Relacionado: Justificante e Declarante 

 

Promotor 

O interessado ou a entidade pública responsável pela promoção do procedimento de representação gráfica georreferenciada (RGG). 

Relacionado: Proprietário, Interessado, Representante e Possuidor

 

Proprietário 

Aquele(s) que consta do registo predial. 

Relacionado: Promotor e Registo Predial 

 

Projeto Piloto BUPi 

Antes da expansão, a Lei nº78/2017, de 17 de agosto, criou o Sistema de Informação Cadastral Simplificado e o Balcão Único do Prédio (BUPi), enquanto projeto piloto com aplicabilidade em 10 municípios. 

 

Polígono 

Figura geométrica que representa os limites do seu terreno no BUPi. 

 

Possuidor 

Aquele que se arroga proprietário, mas que não tem a inscrição atualizada na matriz.

Relacionado: Promotor

R 

Representação Gráfica Georreferenciada (RGG) 

Configuração geométrica dos prédios, efetuada através de delimitação das estremas e obtida principalmente de forma indireta, através de recurso à fotointerpretação sobre os ortofotomapas disponíveis no BUPi, ou de forma direta, com recurso a sistemas de posicionamento global (GPS). 

Relacionado: Cadastro Simplificado 

 

Representante

Aquele que representa o proprietário ou o interessado através de um instrumento de mandato.

Relacionado: Promotor

 

RGG validada 

A RGG considera-se validada quando não existe sobreposição de polígonos (estremas confirmadas por todos os proprietários confinantes). 

 

RGG validada com reserva 

A RGG é validada com reserva sempre que existam sobreposições com outros polígonos. 

 

Registo Predial 

Sistema público oficial no qual estão registados os prédios conhecidos com indicação da sua situação em termos jurídicos. 

Relacionado: Certidão do Registo Predial 

 

S 

Sistema Simplificado de Cadastro Predial 

Cria condições para o imediato conhecimento da localização e limites geográficos das propriedades nos municípios que não dispõem de cadastro predial, bem como para que se proceda à realização do registo das propriedades rústicas e mistas em todo o território nacional. 

 

T 

Técnico Habilitado 

Colaborador do município com habilitação técnica para realizar operações de georreferenciação e que se encontra inscrito na plataforma BUPi. 

 

Titular 

O detentor do direito de propriedade e/ou aquele que está inscrito como detentor nas Finanças. 

 

U 

Unidade Mínima de Cultura 

A superfície mínima de um terreno rústico para que este possa ser gerido de uma forma sustentável, atendendo às características desse terreno e às características geográficas, agrícolas e florestais da zona onde o mesmo se integra. Os terrenos aptos para cultura não podem fracionar-se em parcelas de área inferior a determinada superfície mínima, correspondente à unidade de cultura fixada para cada zona do País - Portaria n.º 19/2019, de 15 de janeiro. 

 

V 

Vetorização 

Conversão para formato vetorial do cadastro geométrico da propriedade rústica, com o objetivo de possibilitar o cruzamento com a informação digital existente no município e, assim, disponibilizar a informação numa plataforma online.  

Esta conversão permite evitar interseções e excluir sobreposições e lacunas nos polígonos. 

 

W 

Wiki do Território 

Plataforma de partilha de dados com instituições e cidadãos, que servirá de base de conhecimento sobre o território nacional.



New call-to-action

Artigos Relacionados

Fique a par de todas as nossas novidades

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a newsletter BUPi e conheça, em primeira mão, o processo de adesão dos novos municípios. Receba regularmente as nossas novidades e a evolução do projeto.