BUPi

Sensibilizar para reduzir os comportamentos de risco

O novo Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), coordenado pela AGIF, promove um equilíbrio de investimento entre a prevenção e a supressão de comportamentos de risco, para a redução do número de incêndios em Portugal.


O novo Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), coordenado pela AGIF, promove um equilíbrio de investimento entre a prevenção e a supressão de comportamentos de risco, para a redução do número de incêndios em Portugal.

O novo Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), no qual está incluído o Balcão Único do Prédio, promove um equilíbrio de investimento entre a prevenção e a supressão. Nessa linha, a alteração dos comportamentos dos cidadãos que utilizam o fogo para eliminação de sobrantes agrícolas ou que usam máquinas em dias de meteorologia adversa, foi entendida como decisiva, pois 2/3 dos incêndios resultam destas causas.

Em 2019 iniciou-se uma campanha nacional que, entre outras medidas, tem contribuído para reduzir o número de incêndios para metade do número em que ocorriam até 2017. Ocorrendo em menor número, reduz-se a probabilidade dos grandes incêndios, com elevada severidade e, assim, também se contribui para um Portugal protegido de incêndios rurais graves.

A Campanha Nacional “Portugal Chama. Por Si. Por Todos.”, coordenada pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P. (AGIF), pensada e implementada como um apelo à ação, lança um desafio a todos os portugueses para a mobilização e contributo para um país mais seguro. Com chancela da República Portuguesa, integra a participação de todas as áreas governativas e serviços tutelados envolvidos na prevenção e supressão aos incêndios rurais, sendo promovida através da televisão, rádio, imprensa, digital, cartazes, desdobráveis e outdoors.

As informações sobre a campanha encontram-se disponíveis num site dedicado ao tema - www.portugalchama.pt e todos os esclarecimentos e dúvidas podem ser satisfeitos através da Linha SOS Ambiente e Território - 808 200 520 - ou através do número 211 389 320, com um custo de chamada local.

A 21 de abril de 2021, inserido na celebração do Dia da Terra, foi lançado o projeto “Raposa Chama”, uma iniciativa dedicada ao público infantojuvenil, entre os 5 e os 12 anos, criada no âmbito da campanha “Portugal Chama” com a colaboração do Ministério da Educação, já que crianças e professores são, agora, agentes da mudança. O projeto “Raposa Chama” tem um site próprio – www.raposachama.pt – e marca presença nas várias redes sociais, onde se pode encontrar diversos conteúdos divertidos e pedagógicos sob o mote: “Com o fogo não se brinca”.

Ao longo de 2021, foram promovidas diversas ações, com especial proximidade junto da comunidade escolar, através do lançamento do site oficial e redes sociais, do videoclipe com o Hino da Banda da Floresta, conteúdos para os professores trabalharem nas salas de aula com os seus alunos, suplemento “Raposa Chama” na edição de julho da Revista Visão Júnior que chegou a várias crianças e Bibliotecas Escolares do país.

Em 2022, o projeto está a difundir-se e a chegar cada vez mais longe através da divulgação dos Municípios. Por exemplo, o município de Odivelas realizou várias ações de sensibilização nas escolas do concelho para alunos do 4.º ano e que impactaram cerca de 480 alunos, e o Município de Ourique levou o projeto à Feira de Garvão. Está garantida a presença das mascotes em vários eventos e iniciativas municipais, visto que os Municípios têm demonstrado cada vez mais interesse em se associarem à Banda da Floresta, e ainda a realização de peças de teatro infantis, formação para os professores, e muito mais.

A campanha “Portugal Chama” e o projeto “Raposa Chama” têm como objetivo chegar ao maior número cidadãos, não só através das entidades e serviços públicos, mas também através do apoio das empresas, agentes económicos e sociais, focando-se em como cada um de nós, cidadãos, pode contribuir para o desígnio comum de proteger Portugal.

E podemos fazê-lo em três momentos cruciais:

1. Ao evitar incêndios por descuido;

2. Ao reduzir a vegetação em redor da casa;

3. Ao saber como reagir em caso de incêndio.

“Portugal Chama” avisa também sobre a importância de seguir, em tempo de férias, as recomendações pela segurança de todos. No site pode encontrar várias recomendações prestadas em conjunto com o Turismo de Portugal.

As entidades públicas responsáveis pela campanha são as mesmas que estão envolvidas na prevenção e supressão dos incêndios rurais: o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

Também várias empresas e organizações da sociedade civil aceitaram o desafio lançado pelo governo para alertar os seus colaboradores e clientes para a necessidade de evitar comportamentos de risco, e tornaram-se oficialmente parceiros “Portugal Chama”, nomeadamente: a Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Altice, Ascendi, Associação de Farmácias de Portugal (AFP), a Associação Nacional de Farmácias, a Brisa, a Associação de Indústria Papeleira (CELPA), Comboios de Portugal (CP), os CTT, Delta Cafés, E-Redes, a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), a Federação Portuguesa de Futebol, a Galp, o Grupo Ageas Portugal, a Sonae, e o Banco Millennium.

A proteção da nossa floresta é um propósito comum e que depende de todos para ser bem-sucedido. Contamos com todos para esta missão.

Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P.

 

New call-to-action

Artigos Relacionados

Fique a par de todas as nossas novidades

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a newsletter BUPi e conheça, em primeira mão, o processo de adesão dos novos municípios. Receba regularmente as nossas novidades e a evolução do projeto.