Simplificação

Aceder ao BUPi on-line com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital

O Balcão Único do Prédio é a plataforma que operacionaliza o sistema de informação cadastral simplificado e que permite aos proprietários de terrenos rústicos identificar e registar as suas propriedades presencialmente, num balcão BUPi ou on-line, no site da plataforma, de forma simples e sem precisar de sair de casa, utilizando apenas o Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital.


O Balcão Único do Prédio é a plataforma que operacionaliza o sistema de informação cadastral simplificado e que permite aos proprietários de terrenos rústicos identificar e registar as suas propriedades presencialmente, num balcão BUPi ou on-line, no site da plataforma, de forma simples e sem precisar de sair de casa, utilizando apenas o Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital.

Para facilitar o acesso on-line dos cidadãos portugueses às entidades públicas, o Estado Português criou dois mecanismos que permitem a autenticação e realização de serviços nos seus portais, e a assinatura de documentos digitais on-line: o Cartão de Cidadão e a Chave Móvel Digital (CMD).

Como acontece com outros serviços e portais da Administração Pública, para que possa aceder ao BUPi e identificar as suas propriedades on-line é necessário que se autentique com o Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

Neste artigo explicamos como o pode fazer, de forma simples.

Opção 1 - Aceder ao BUPi com Cartão de Cidadão

Autenticacao.gov

Para aceder ao BUPi com o seu Cartão de Cidadão, deverá ter consigo um leitor de cartões e os códigos PIN que constam na carta que lhe é entregue quando pede ou renova o seu Cartão de Cidadão. Deverá solicitar, também, a ativação do Cartão de Cidadão, no momento de levantamento do cartão.

Autenticar com CC

Depois, deverá aceder à plataforma BUPi e selecionar a opção Cartão de Cidadão, que o reencaminhará para a instalação do plugin Autenticação.Gov. Este plugin permite-lhe efetuar a autenticação com o Cartão de Cidadão, dispensando a instalação de qualquer outra componente no navegador.

Após inserir o seu código PIN de ativação deverá confirmar os seus dados e terá acesso imediato à plataforma BUPi, onde poderá iniciar um esboço das suas propriedades ou consultar processos ativos.

 

Opção 2 - Aceder com a Chave Móvel Digital

A Chave Móvel Digital (CMD) é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado Português e que associa um número de telemóvel ao número de identificação civil, se for um cidadão português. Se for um cidadão estrangeiro, associa um número de telemóvel ao número de passaporte ou título/cartão de residência. Este serviço permite-lhe autenticar-se e assinar documentos digitalmente e de forma certificada.

Se optar por aceder ao BUPi com a CMD deverá primeiro ativá-la on-line. Para tal, necessita de ter consigo o seu Cartão de Cidadão, o código PIN e um leitor de cartões.

Em alternativa, poderá ativar com os dados de acesso ao Portal das Finanças. Após o pedido, será enviada uma carta com um PIN temporário para a sua morada de residência, a fim de concluir a ativação da sua CMD.

É também possível fazer a ativação da CMD presencialmente, se tiver Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Passaporte, Título ou Cartão/Certificado de Residência. Saiba mais aqui.

A CMD é um sistema simples e seguro de autenticação em dois passos: o código PIN da CMD (escolhido durante a ativação) e um código de segurança temporário recebido através de um dos seguintes meios: SMS, notificação via aplicação Autenticação.Gov para telemóveis, email ou mensagem direta no Twitter. Na plataforma BUPi o código de segurança será enviado apenas via SMS, por isso tenha consigo o telemóvel associado à ativação e respetivo PIN, no momento em que quiser identificar e registar as suas propriedades.

Chave Móvel Digital - BUPi

Após ativar a sua CMD, poderá aceder à plataforma BUPi e selecionar a opção Chave Móvel Digital.

Autenticação BUPi

Para efetuar a autenticação, deverá inserir o seu número de telemóvel e o código PIN selecionado no momento da ativação da CMD.

Confirme os seus dados e aceda imediatamente à plataforma BUPi para dar início ao processo de esboço das suas propriedades rústicas ou para consultar processos já iniciados na plataforma.

ACEDA AQUI À PLATAFORMA ONLINE

Ou consulte aqui mais informação sobre o BUPi

Artigos Relacionados

Fique a par de todas as nossas novidades

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a newsletter BUPi e conheça, em primeira mão, o processo de adesão dos novos municípios. Receba regularmente as nossas novidades e a evolução do projeto.