Tecnologia

App BUPi: qual a precisão e exatidão no levantamento das coordenadas?

Saiba como é realizado o levantamento das coordenadas geográficas dos terrenos através da app BUPi e como o Técnico da eBUPi, Rodrigo Dourado, aborda a questão da exatidão da localização dos prédios.


Saiba como é realizado o levantamento das coordenadas geográficas dos terrenos através da app BUPi e como o Técnico da eBUPi, Rodrigo Dourado, aborda a questão da exatidão da localização dos prédios.

A eBUPi desenvolveu e disponibilizou, no passado mês de junho, uma aplicação móvel para apoiar os proprietários a identificar e a localizar os seus prédios diretamente no terreno. A app móvel recorre a um recetor GPS, inserido em dispositivos móveis, como é o caso dos telemóveis apelidados de smartphones, e que tem a capacidade de fornecer e registar coordenadas geográficas da posição onde o utilizador se encontra.

Para além do recetor GPS (funcionalidade de localização), a app BUPi requer uma ligação à internet para poder disponibilizar as imagens aéreas durante a sua utilização. No caso de não haver sinal de GPS, situação que pode ocorrer por mau funcionamento do dispositivo móvel, ou porque o utilizador se encontra numa zona coberta por arvoredo denso ou por construções, como telheiros e coberturas, a app avisará o utilizador e a georreferenciação não se iniciará.

Para utilizar a app, o proprietário deverá deslocar-se ao local onde entende ser o seu terreno e levar consigo um dispositivo móvel com a app BUPi instalada. De seguida, deverá posicionar-se em cada um dos vértices que delimitam o seu terreno, seguindo as instruções que surgem no ecrã. Em cada vértice, a app solicita ao utilizador que permaneça imóvel alguns segundos, de modo a conseguir estimar as coordenadas com mais rigor. Durante esse período de espera, o software do dispositivo móvel está a apurar o valor das coordenadas, a partir dos múltiplos sinais que o equipamento recebe dos satélites GPS disponíveis no momento.

Genericamente, a precisão da captura das coordenadas no terreno, que se obtém com um dispositivo móvel, está dependente da boa condição do próprio equipamento e das condições do sistema GPS a cada instante, como sejam o número de satélites visíveis, multi-trajeto, fatores atmosféricos, entre outros. O erro máximo esperado nas coordenadas de cada vértice, obtido com um recetor GPS em smartphones é de aproximadamente 5 metros. De modo a mitigar este efeito esperado, a app permite ao utilizador ajustar manualmente cada vértice, com o apoio de imagens aéreas, para conseguir a melhorar a representação do prédio, de acordo com o que está a observar no terreno.

No final da georreferenciação, ou seja, obtidas as coordenadas de todos os vértices do terreno, a app gera um ficheiro KML, que fica armazenado no equipamento, e que pode ser enviado para um endereço de email. A verificação e validação da georreferenciação feita na app é da responsabilidade do Técnico Habilitado (TH) do balcão BUPi no município, durante o processo de registo (RGG), tal como acontece com os outros métodos de representação geométrica apresentados para registo.

Em resumo, a app BUPi é um instrumento facultativo e de utilização adicional para apoiar os proprietários na identificação dos seus prédios, que se destina a ser utilizado por quem se sinta confortável com o recurso a este tipo de meio. A disponibilização da app BUPi não exclui os outros meios de identificação da propriedade, nem pretende subverter as características inovadoras do BUPi enquanto mecanismo de realização de um cadastro simplificado de base declarativa susceptível de acelerar o conhecimento do território.

A app BUPi permite trazer, do terreno, exatidão sobre a localização do prédio, sendo que a precisão dos vértices pode ser, posteriormente, melhorada pelo Técnico Habilitado aquando da integração do levantamento realizado na plataforma BUPi ou, de igual modo, pelo próprio promotor, se tiver condições e ferramentas para o fazer previamente.

A eBUPi trabalha continuamente no sentido de trazer mais informação de apoio à identificação de prédios e ao desenho de procedimentos de Representação Gráfica Georreferenciada (RGG) na plataforma, visando a melhoria da precisão, nomeadamente, a disponibilização de cartografia vetorial, que identificará, no mapa, a localização de elementos físicos que possam delimitar propriedades, como por exemplo, muros, sebes, vedações, caminhos, entre outros, bem como a apresentação de polígonos pré-desenhados, com a indicação da ocupação do solo (olival, mato, eucaliptal).

Assinalamos, por último, o nosso compromisso na contínua melhoria da app BUPi no sentido de melhorar as funcionalidades existentes e de identificar e implementar novas funcionalidades sempre orientadas para a satisfação das necessidades dos cidadãos.

Rodrigo



   R
odrigo Dourado
   Técnico SIG eBUPi


New call-to-action

Artigos Relacionados

Fique a par de todas as nossas novidades

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a newsletter BUPi e conheça, em primeira mão, o processo de adesão dos novos municípios. Receba regularmente as nossas novidades e a evolução do projeto.